Tradição e inovação caminham lado a lado no Colégio Sinodal Tiradentes, uma instituição que, há décadas, se dedica a formar gerações de estudantes. Fundado sobre os valores da educação luterana e com uma forte conexão com a cultura e tradição alemã, o colégio se destaca por oferecer uma educação sólida, atual e conectada com as demandas do futuro. Aqui, cada aluno é incentivado a descobrir e desenvolver seu potencial, por meio de um ensino que alia conhecimento acadêmico e experiências práticas enriquecedoras. Seja através do esporte, da música, das artes ou da ciência, nossa missão é promover uma formação integral, que prepara para os desafios do mundo contemporâneo sem perder de vista a importância dos valores humanos e da comunidade.
Nossa história
1828 – Início das atividades na Gemeindeschule para os filhos dos imigrantes alemães recém estabelecidos em Campo Bom (1925).
1915 – A escola teve seu nome traduzido para o português e acrescentada a localidade: Escola da Comunidade de Campo Bom.
1921 – Após o fim da I Guerra Mundial, seu nome passou a constar a identidade étnica e também religiosa: Escola Evangélica Teuto-Brasileira da Comunidade Evangélica de Campo Bom.
1939 – Com o início da II Guerra Mundial, a denominação mudou para Escola da Comunidade Evangélica de Campo Bom.
1943 – Por meio de uma votação entre os estudantes, que escolheram o nome de um personagem da história nacional, a escola passou a ser identificada como Escola Tiradentes de Campo Bom.
1946 – A escola passou a denominar-se Escola Evangélica Tiradentes.
1998 – Integrando-se a Rede Sinodal de Educação, mudou para o nome atual – Colégio Sinodal Tiradentes, que a comunidade escolar apelidou carinhosamente de Tira.
2015 – Com 187 anos, o Colégio Sinodal Tiradentes é reconhecido o mais antigo do Sul do País.
2024 – O Colégio Sinodal Tiradentes comemorou seus 196 anos de história.