SOBRE

Colégio Sinodal Tiradentes uma Instituição que sabe o caminho, e através disso explora o potencial humano, formando pessoas para à vida, inspirando alunos a se desafiarem, terem visão e irem além. Um lugar acolhedor, pois sua relação humana com o aluno e a família é única. Somos mais do que muitos veem. Um novo olhar sobre educação.

VISÃO

Ser reconhecida na região, pela excelência na educação, através de projetos inovadores e atuação comprometida com a identidade de Campo Bom.

MISSÃO

Assegurar educação baseada em valores e busca do conhecimento, melhorando a qualidade de vida e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

VALORES

Qualidade de Ensino: nossa motivação e responsabilidade;
Respeito e confiança: base das relações interpessoais;
Integração Família e Escola: um vínculo indispensável;
Oportunidade para todos: respeito à individualidade;
Responsabilidade socioambiental e cultural: compromisso com a identidade e a vida;
Referencial Luterano: alicerce de nossas práticas e conduta.

 

FOCO

Educar, Vivenciar e Realizar.

ESTRUTURA

O Colégio apresenta salas ambiente, Laboratório de Ciências da Natureza, Laboratório de Informática, Sala de Artes, Sala de Teatro e Música, Espaço Gourmet, Brinquedoteca, Biblioteca e o Ginásio de Esportes. Além dos ambientes onde são desenvolvidos todos os trabalhos, a escola conta  com  a Cantina da dona Lú, o quiosque, a pracinha, uma área coberta, uma quadra de esportes e um espaço denominado “Pulmão Verde”, onde os alunos podem praticar atividades ao ar livre.

HISTÓRIA

Na história educacional do Tiradentes consta a tradição da educação de qualidade, do bom ambiente de convivência e a excelente formação de valores como marcas de seus princípios pedagógicos e dos relevantes serviços que vem prestando para a educação das crianças e jovens em Campo Bom, desde sua fundação.

1828 – A sua origem data da imigração alemã. Pessoas estas que acreditavam que a escola é fundamental para o desenvolvimento das crianças
1828 – Recebeu o nome de Gemeindeschule
1897 – O Colégio, que funcionava junto à igreja, recebeu seu prédio próprio
1915 – Alterou seu nome para Escola da Comunidade de Campo Bom
1921 – Mudou o nome para Escola Evangélica Teuto-Brasileira da Comunidade Evangélica de Campo Bom
1939 – Mudou seu nome para Escola da Comunidade Evangélica de Campo Bom
1943 – Alterou o nome para Escola Tiradentes de Campo Bom
1946 – Foi denominado de Escola Evangélica Tiradentes
1998 – O Colégio se integrou a Rede Sinodal de Educação e foi denominado como Colégio Sinodal Tiradentes
2015 – O Colégio Sinodal Tiradentes comemora 187 anos. É o mais antigo do sul do país

HISTÓRIA DA BIBLIOTECA

A Biblioteca Ria Blos iniciou sua história por volta de 1967, quando a professora Ria Blos assumiu a direção da escola e começou a reunir documentos e livros para constituir o acervo. Nesta época a Biblioteca se chamava Biblioteca D. Pedro II e ocupava a sala onde atualmente encontramos a Coordenação Pedagógica.
Em  1987, com a construção de um novo prédio, alguns espaços foram reorganizados e  a  biblioteca foi transferida para o local onde hoje encontramos o Laboratório de Ciências. Neste período a professora Ria Blos foi a professora responsável pela biblioteca.
Mais tarde, em 1993, a biblioteca mudou-se para o local onde atualmente organiza-se a Brinquedoteca e passou a ser denominada de  Biblioteca Profª. Ria Blos, em homenagem ao seu  trabalho dedicado à educação. No Colégio Sinodal Tiradentes a professora Ria Blos trabalhou por 28 anos,8 atuando como professora e 20 anos como diretora.
Em 1999 a biblioteca mudou-se pela última vez, permanecendo no lugar que se encontra atualmente.